Oferecer ossinhos para os cachorro é uma prática adotada desde o começo da domesticação desses animais e sempre contribuiu muito para a criação de vínculos entre os bichos e seus tutores. Mas afinal, todo cachorro pode comer osso? Essa dúvida é muito comum e já rendeu muitas discussões. Saiba tudo sobre o assunto!
Sabemos que nossos companheiros de quatro patas adoram esses petiscos e eles são encontrados em diferentes tipos, com sabores e formatos personalizados para cada cada pet. Mas o que muitos ainda não descobriram é que além de gostosos, os ossos podem fazer muito bem para a saúde canina.
O benefício dos ossos para a saúde dos cães
Além de servirem como forma de entretenimento e recompensa para o cão, os ossos oferecem muitos outros benefícios à saúde, como higienização dos dentes, apoio ao sistema digestivo, diminuição do estresse e, até mesmo, aporte de cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o bem-estar do pet.
Mas atenção, o ossinho a ser oferecido precisa ser muito bem selecionado. Muitos tutores acreditam que o cachorro pode comer osso de frango, por exemplo, mas na verdade essa prática é muito perigosa. Nunca dê esses restos de comida para seu amigo. Por serem cozidos ou assados, eles têm sua estrutura comprometida e podem causar acidentes.
Por outro lado, esses componentes são perigosos antes mesmo do aquecimento. Os ossos e carnes crus podem ser fonte de contaminação para os pets e podem prejudicar a saúde oral, inclusive, com quebras de dentes. Por isso, é fundamental levar em consideração os riscos e seguir orientações do médico-veterinário sobre os petiscos ideais.
Nas últimas décadas, o processo de fabricação dos ossinhos evoluiu e facilitou a sua conservação, possibilitando uma ampla variedade que agrada a cães de todas as idades e portes. Os ossos disponíveis atualmente possuem poucas calorias e não prejudicam o equilíbrio nutricional quando oferecidos em quantidade moderada.
Fonte: https://www.petz.com.br/blog/pets/caes/cachorro-pode-comer-osso-saiba-tudo-sobre-o-assunto/