Fonte: https://gerencialconstrutora.com.br/blog/racas-de-cachorro-para-apartamento/
Analisando o perfil de cada raça de cachorro, é possível, sim, identificar as que melhor se adaptam a um apartamento. No geral, é preciso que o animal seja dócil, de porte pequeno e não tenha o costume de latir muito. A escolha, no entanto, dependerá do perfil da família e de seus interesses. Saiba mais!
1. Shih-tzu
Essa raça, característica por seus pelos longos, é excelente para quem mora em apartamento por ser de tamanho pequeno. Os Shih-tzu podem chegar até 30 cm apenas. No entanto, é preciso ter cuidado com a pelagem, pois ela embola facilmente. A tosa frequente pode ajudar nisso.
Além disso, eles costumam latir pouco, evitando incômodo aos donos e aos vizinhos. Outra vantagem é que esses cães ficam bem sozinhos, ou seja, sem a presença dos donos, e não precisam de muito espaço. Eles são muito dóceis também.
2. Yorkshire
Muito comum nos lares brasileiros, o Yorkshire é um cãozinho de porte pequeno, chegando a, no máximo, 20 cm. Ele gosta de brincar, é muito inteligente e companheiro. Uma desvantagem, porém, é que essa raça late bastante, mas nada que não possa ser resolvido com um bom adestramento.
Essa raça é uma boa opção para pessoas alérgicas, uma vez que a pelagem se parece bastante com o cabelo humano. No entanto, os seus longos pelos exigem um pouco de cuidado, como escovação, tosa e banho constantes.
3. Buldogue Inglês
Ele é bastante companheiro e tranquilo, ou seja, excelente para apartamento. A sua pelagem é curta, não sendo necessário tosar. O Buldogue Inglês também é bastante afetuoso, excelente para conviver com crianças.
Por outro lado, um ponto negativo é que ele pode apresentar problemas respiratórios e oculares, em razão do formato de seu crânio. Portanto, é preciso ter atenção e levá-lo ao veterinário regularmente.
4. Pug
O Pug é outro cão que exige um pouco mais de cuidados em relação à saúde, também devido a problemas respiratórios e oculares. Afinal, a formação de seu crânio gera uma compressão maior nessas áreas. Ainda assim, ele é uma boa opção para apartamentos.
Isso porque ele é bastante silencioso. O carinho por seus donos também é uma característica da raça, já que o Pug é muito sociável. Tal perfil é ótimo para crianças, mas é preciso dar atenção a ele, pois é bastante dependente. Outra característica é que ele costuma soltar bastante pelo.
5. Spitz Alemão
O Spitz Alemão é um bichinho peludo que atrai a atenção da garotada. Embora não precise de tosa, a sua pelagem exige que seja escovada diariamente. Ele é inteligente e bastante agitado. No entanto, também por isso late bastante, o que exige adestramento.
O treinamento também é importante devido ao fato de a raça ter um perfil possessivo. Dessa maneira, eles são bastante fieis ao dono, mas, por isso mesmo, são também ciumentos e de difícil socialização com pessoas estranhas.
6. Maltês
Essa “bolinha de pelos” branca encanta e é também bastante adaptada a ambientes fechados e pequenos. O Maltês tem porte pequeno, chegando a 25 cm. Ainda, ele é muito ativo e adora brincar, sendo uma boa companhia para os filhos pequenos.
O seu pelo mais alongado exige cuidados como escovação e tosa. Ele é companheiro e afetuoso, adaptando-se facilmente ao perfil do seu dono, só que tem uma personalidade que dificulta um pouco o adestramento.