A palavra não é muito importante para ensinar ao cachorro o que é certo e o que é errado. Para ensiná-lo, é preciso dedicação e paciência até que ele venha compreender o verdadeiro significado da palavra. Você pode começar ensinando o que é não ao seu cachorro fazendo testes simples com ele enquanto filhote, se ele estiver na fase adulta será um processo um pouco mais demorado. O método mais fácil de ensinar ao seu cãozinho o NÃO é com guloseimas. Tente-o com biscoitos, doces e petiscos.
O comando curto NÃO
Muitas pessoas cometem o erro de dizer NÃO seguido do nome do animal, isto é errado, pois ele irá entender aquilo como parte do nome dele e não um comando repreensivo. Sempre diga não antes de o cão cometer o ato que você acha impróprio, ele irá entender que aquilo não deve ser feito com o passar do tempo.
O tom com que o comando deve vir é um tom firme, grave e o mais importante, curto, para que ele se sinta repreendido e envergonhado, não com medo. O comando dito de forma curta faz com que o aprendizado para o cão seja mais rápido e fácil. Se você disser outras palavras e depois o não, para ele você vai estar falando normalmente ou brigando por um motivo qualquer a depender do seu tom. O ideal é o comando curto para que ele saiba o que na verdade está errado.
Se o seu animalzinho for filhote, sente-se na frente dele e coloque-o para cheirar a sua mão (que contém o petisco da recompensa), logo em seguida tente-o com a guloseima, quando ele for tentar pegar você afasta o focinho dele e diz firme e grave NÃO. Quando ele recusar totalmente a guloseima e não tentar pegar, você diz o comando OK e dá o biscoitinho da recompensa para ele. A palavra OK é muito utilizada junto com o comando não para dar autorização ao cão fazer algo. A recompensa é importante para que o animal perceba que sempre que fizer a escolha certa será recompensado e não punido.