Há quem diga que o Maltês é uma das raças toy mais antigas da Europa. Acredita-se que os Malteses foram descobertos por marinheiros que visitavam a Ilha de Malta (ilha entre Europa e África).
Não se deixe enganar pela sua aparência inocente, delicada e fofa dessa bolinha branca de pelos. Apesar do seu tamanho, ele não é daqueles que se sente intimidado por cães 2 ou 3 vezes maiores que ele. Brincalhão e confiante, também é um bom vigia e com certeza vai te avisar de alguma maneira caso perceba algo de errado.
Pelo Maltês ser um bom vigia, acaba sendo um dos principais motivos para ele ser um cão mais “vocal”. Ou seja, ele provavelmente vai latir para estranhos e cães que não conheça.
Ao mesmo tempo que ele pode latir mais do que você espera, ele é um cão muito inteligente. Então se você ensiná-lo que em algumas situações latir não vai levar a nada, ele vai aprender.
O Maltês é considerado um cão de porte pequeno, bastante alerta, ativo e muito fiel. Não deve passar dos 25cm e 4kg. Por ser um cão de porte pequeno, ele não tem muitos problemas com espaço.
É sempre importante manter uma rotina saudável. Repleta de exercícios que o estimulem física e mentalmente. Assim ele vai ser mais feliz!