post

Seu cão está mordendo tudo que vê?

Os cães, em especial os filhotes, são mestres na arte de destruir quase tudo o que encontram pela frente. Seja um osso, um brinquedo, ou até mesmo o seu sofá, um tênis que “deu mole” num canto da sala ou o controle remoto. Mas quais são os motivos que os levam a serem tão destrutivos?

Bom, os cães descobrem o mundo através, principalmente, da boca. E eles a usam de modo semelhante a como usamos nossas mãos. Antes de encontrar uma solução para o seu cachorro parar de comer os objetos, é preciso identificar a razão pela qual ele está tendo esse comportamento. Os motivos mais comuns vão desde ansiedade, tédio e acúmulo de energia, até a coceira nas gengivas durante a troca da dentição.

Como ensinar o cachorro a não morder tudo que vê
Vamos começar pela ansiedade. Um cão que passa muito tempo sozinho e sem distrações acaba ficando muito ansioso, aguardando a chegada do dono em casa, por exemplo. Nesses casos, ele pode comer objetos de casa como uma forma de se distrair ou mesmo chamar a atenção do dono quando este chegar em casa. Diminua a ansiedade do seu cão simplesmente evitando fazer uma festa enorme para ele quando você chegar. Entre e seja discreto, ignore-o até que ele demonstre estar calmo. Aí sim, pode brincar com ele. Quando fazemos muita festa ao chegarmos, aumentamos ainda mais a ansiedade do cão no dia-a-dia, que ficará todos os dias aguardando desesperadamente nossa chegada.

Se o problema for causado pelo tédio ou excesso de energia acumulada, a solução é muito simples: passeie com ele! Poucas coisas fazem tão bem ao cão quanto um bom passeio. Uma hora de caminhada diária é o suficiente para o cão experimentar novos cheiros, conhecer pessoas e animais, e sair da rotina muitas vezes entediante. Acredite, isso ajudará muito para que ele pare de comer suas coisas.

Agora, quando o cão é filhote e começa a trocar a dentição, ele certamente tentará aliviar essa coceira com qualquer coisa que aparecer pela frente. A solução será um pouco mais trabalhosa, mas necessária. Primeiramente, dê ao cão o maior número possível de brinquedos, com diversas texturas e tamanhos. Tire do alcance do cão tudo aquilo que você puder, não dê chance ao azar. Acompanhe-o o máximo de tempo possível e repreenda-o com um firme “não” toda vez que tentar mordiscar algo que não deva. Depois, ofereça-lhe algum dos brinquedos e estimule-o a brincar e morder esse objeto.

O objetivo dessa lição é fazer com que o cão goste muito dos brinquedos novos. Ele tem que associar os brinquedos a um momento bom do dia. Quando você tiver que sair e deixar o cão sozinho, espalhe o maior número possível de brinquedos pelo ambiente onde ele ficará. A chance de comer algo indesejado será muito menor. Se você mantiver a rotina de repreendê-lo quando o flagrar roendo algo errado e estimulando-o a roer os próprios brinquedos, ele logo entenderá o que pode e o que não pode morder, e os acidentes deixarão de acontecer

Se precisar, use produtos!
Existem no mercado diversos produtos que ajudam a evitar que o cão morda as coisas. Sprays que deixam um gosto muito ruim na boca do cão caso ele tente roer algum objeto funcionam muito bem, já que ele perderá o interesse pelo “alvo”. Jamais utilize pimentas ou outros alimentos humanos. Além de não funcionarem, você poderá prejudicar muito a saúde do cão, inclusive a saúde mental, piorando o problema ao invés de solucionar. E Lembre-se de nunca brigar com seu cão quando encontrar algum objeto comido depois de um tempo. Ele não associará a bronca com o objeto que ele comeu bem antes de você ver, e você poderá piorar as coisas, “colocando em risco” os pés da sua mesa novinha!

Fonte: www.adestracaodecaes.com.br

Sobre o autor

Meu Amigão Cão & Gato

Apaixonados por Pets!